"Ciclo de debates sobre o funk" acontece a partir de 15 de agosto em diversos espaços

06-08-2013 13:18

'O funk como expressão cultural'; 'A criminalização do funk'; 'A mulher e o funk' e 'Uma política cultural para o funk' são os temas das mesas que acontecem de 15 a 24 de agosto

A Secretaria Municipal de Cultura promove, a partir do dia 15, o primeiro Ciclo de Debates sobre o Funk, que terá quatro mesas de discussão abertas ao público e abordará temas relacionados ao gênero, assim como polêmicas como a criminalização dessa cultura e a criação de políticas de incentivo.

Com o tema “O funk como expressão cultural”, o primeiro encontro acontece dia 15, às 19h30, no Centro Cultural da Juventude (CCJ), reunindo o MC Leonardo, presidente da Apafunk/RJ (Associação dos Profissionais e Amigos do Funk), MC Menor do Chapa e Danilo Cymrot, doutorando em criminologia pela USP. A mesa conta ainda com a presença do secretário municipal de Cultura, Juca Ferreira. 

Dia 17, às 17h, o Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes realiza o debate “Criminalização do funk”, com as presenças do coordenador da Juventude da cidade de São Paulo, Gabriel Medina, do vereador Nabil Bonduki, do DJ Wellington (pai do MC Felipe Boladão, assassinado em 2010) e de Débora, integrante do grupo Mães de Maio. 

Dia 22, às 19h30, no CCJ, Mariana Gomes, mestranda em cultura e territorialidades pela UFF com o projeto de tese “My pussy é poder - A representação feminina através do funk no Rio de Janeiro: Identidade, feminismo e indústria cultural”, compõe a mesa de debate “A mulher e o funk”, ao lado das MCs Juliana e Rafaela. 

O último encontro está marcado para dia 24, às 17h, na Biblioteca Mário de Andrade, abordando o tema “Uma política cultural para o funk”. Participam desse debate Hermano Vianna, Renato Barreiros e Chico Macena, além do secretário Juca Ferreira. 

O encerramento do ciclo acontece dia 31, às 16h, no teatro de arena do CCJ, com o concurso de dança “Batalha do Passinho”. Fenômeno cultural surgido nas comunidades cariocas, o passinho traz coreografias espontâneas oriundas do funk, acrescidas com os estilos break, frevo e kuduro angolano. Cada participante do concurso, com idade a partir dos 15 anos, tem 45 segundos para mostrar sua arte.

PROGRAMAÇÃO:

O FUNK COMO EXPRESSÃO CULTURAL  

Com MC Leonardo (presidente da Associação dos Profissionais e Amigos do Funk - Apafunk/RJ), MC Menor do Chapa, Danilo Cymrot e secretário de Cultura Juca Ferreira. Mediação: Montanha (Funk TV/SP).  
Grátis.  
| Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (CCJ) - Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso. Av. Deputado Emílio Carlos, 3641. Vila Nova Cachoeirinha. Zona Norte.  Tel. 3984-2466. Dia 15/08, 5ª. às 19h30.  

CRIMINALIZAÇÃO DO FUNK
Com Débora (mães de maio), Wellington (DJ e pai do MC Felipe Boladão, assassinado em abril de 2010), vereador Nabil Bonduk e Gabriel Medina (Coordenadoria da Juventude/SP). Mediação: rapper Painiquinho (idealizador da campanha "Eu pareço suspeito?").  
Grátis.  
| Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes (CFCCT)
Rua Inácio Monteiro, 6900. Guaianases. Zona Leste. Dia 17/08, Sáb. às 17h00. 

A MULHER E O FUNK
Com Mariana Gomes, MC Juliana e MC Rafaela. Mediação: Tica (Marcha Mundial das Mulheres). 
Grátis.  
| Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (CCJ) - Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso. Av. Deputado Emílio Carlos, 3641. Vila Nova Cachoeirinha. Zona Norte.  Tel. 3984-2466. Dia 22/08, 5ª. às 19h30. 

UMA POLÍTICA CULTURAL PARA O FUNK  
Com Hermano Vianna, Chico Macena, Renato Barreiros e secretário de Cultura Juca Ferreira. Mediação: Rodrigo Savazoni.  
Grátis.  
| Biblioteca Mário de Andrade - BMA
Rua da Consolação, 94. Consolação. Centro.  Tel. 3256-5270 
Dia 24/08, Sáb. às 17h00. 

BATALHA DO PASSINHO  
Fenômeno cultural surgido nas comunidades cariocas, o passinho traz coreografias espontâneas oriundas do funk, acrescidas com os estilos break, frevo e kuduro angolano. Cada participante do concurso, com idade a partir dos 15 anos, tem 45 segundos para mostrar sua arte.
Grátis.  
| Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (CCJ) - Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso. Av. Deputado Emílio Carlos, 3641. Vila Nova Cachoeirinha. Zona Norte.  Tel. 3984-2466. Dia 31/08, Sáb. às 16h00.