24/08 - 20h - Espetáculo "Me gritaram Negra!" no Centro Cultural SP

24-08-2012 20:00

Sexta-feira, dia 24 de agosto, às 20h

FB-Flavio Carrança/Coletivo Nsoroma

O evento é parte da Mostra Cultural e Seminário Internacional de Estéticas das Periferias, que acontece no Centro Cultural São Paulo. O Me Gritaram Negra é um espetáculo didático, fruto de pesquisas não só artísticas, mas também acadêmicas no qual a idéia norteadora é o poema ritmado “Me Gritaron Negra”, da compositora e coreógrafa afro-peruana Victória Santa Cruz Gamarra, que tem como roteiro a narrativa de uma experiência verídica de racismo sofrida pela autora em sua infância.

 

Construído a partir de pesquisas nas áreas das africanidades e culturas afro-diaspóricas, especialmente centradas na etnomusicologia brasileira e latino-americana, esse espetáculo possui um perfil multifacetado no que concerne sua idealização e organização. Concebido pela Cantora Danielle Almeida, em sua concepção estético-musical, o espetáculo aborda um repertório misto de canções da Argentina, Brasil, Colômbia, Cuba, Peru, México e Uruguai, países de diáspora africana, vinculados pela proximidade geográfica e/ou passado histórico.

 

Tendo em vista essas condições, as obras escolhidas são de compositoras e compositores populares latino-americanos do século XX e caracterizam-se por uma alta elaboração musical e poética, sendo exemplares da produção musical do negro na diáspora e da contribuição africana para a identidade musical e cultural dos países representados através desse repertório.

Como proposta de interação artística, o Me Gritaram Negra traz junto à cena musical, as linguagens da dança (com a dançarina Luciane Ramos) e do audiovisual (com produtora Gabriela Watson), numa perspectiva de diálogo entre corpo, palavra, imagens e representações ― como princípios do movimento de corpos vivos e criativos ― e objetos.


Danielle Almeida e Coletivo Nsoroma e Giovanino Di Ganzá, Luciane Ramos Silva, Gabriela Watson, e Rômulo Nardes.

Danielle já atuou na produção e/ou coordenação de diversos eventos artísticos e acadêmicos relacionados ao tema África e diáspora. Como cantora/intérprete traz em seu repertório uma seleção de canções resultantes do processo de produção músico-cultural do negro na diáspora, interpretando canções do Peru, Cuba, Uruguai, Colômbia, México, Argentina.
 

Serviço:
Espetáculo Me Gritaram Negra!

Dia 24 de Agosto (sexta) às 20h
Centro Cultural São Paulo
Rua Vergueiro, 1000 (Paraíso) 

Tel: (11) 3397-4002
Evento GRATUITO e sem restrição etária