Festival de Cultura Negra promove 1º Prêmio Flink de Literatura

22-08-2016 16:52

Estão abertas até o dia 20 de setembro as inscrições para o 1º Prêmio Flink de Literatura, promovido pela Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra - FlinkSampa. Poderão se inscrever autores negros de 16 a 29 anos, com romances inéditos, destinados ao público adulto e escritos em língua portuguesa. Os três melhores romances serão publicados em uma coletânea em um volume único.

Iniciativa busca estimular a produção literária produzida

por autores negros brasileiros

quarta edição da Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra - FlinkSampa será realizada entre os dias 18 e 19 de novembro, no Memorial da América Latina, em São Paulo. A partir do lema "Eu quero liberdade", o evento promoverá debates literários e sociais, lançamentos de livros, performances e outras atividades culturais, sempre levando em conta questões relacionadas aos direitos dos negros e a favor do fim do panorama de exclusão ainda persistente. Toda a programação é gratuita.

 

Um dos destaques da intensa e variada programação da FlinkSampa é o 1º Prêmio Flink de Literatura. A ação inédita tem como objetivo revelar novos talentos e promover a literatura produzida por jovens autores negros brasileiros e residentes no país. O regulamento já está disponível no site do evento (www.flinksampa.com.br) e as inscrições poderão ser feitas até o dia 20 de setembro.

 

Poderão concorrer romances inéditos, destinados ao público adulto e escritos em língua portuguesa, de autores negros de16 a 29 anos completos até a data final do período de inscrições. Cada concorrente poderá participar com apenas um trabalho.

 

As obras serão analisadas pela comissão julgadora composta por escritores, especialistas em literatura, jornalistas e críticos literários escolhidos pela FlinkSampa. O júri concederá o Prêmio Flink de Literatura a uma única obra, porém os três primeiros colocados terão seus romances publicados em uma coletânea em um volume único, financiado pela editora SESI e pela Editora Zumbi dos Palmares.

 

 

No dia 1º de novembro serão divulgadas as 10 obras finalistas do Prêmio Flink de Literatura 2016 e, no dia 18, os nomes dos três primeiros colocados. A premiação ocorrerá na FlinkSampa, dia 19 de novembro.

 

A curadora de Literatura, a escritora e professora Guiomar de Grammont, destaca a importância da realização do Prêmio. "Iniciativas como estas são fundamentais para a diversidade literária e para a descoberta de novas vozes para a produção contemporânea".

 

Mais informações sobre o evento estão disponíveis em www.flinksampa.com.br.