Rio - O partido Frente Favela
Partido das Favelas ganha mais força
Estatuto é publicado no Diário Oficial da União. Criação da sigla precisa de pelo menos 480 mil assinaturas
“É triste a gente precisar chegar ao ponto de
Athayde diz ser apenas um colaborador e incentivador do partido, e que não pretende ter qualquer tipo de cargo de direção. Sua participação, segundo ele, é meramente voluntária.
“Tem bancada de tudo o que é tipo no Congresso, cada uma legislando em causa própria. Nenhum partido fala em governar para os ricos. Todos falam em justiça social, mas a maioria, sobretudo de centro e de direita, governa para os ricos. E temos 15 milhões de favelados; 53% da população é negra. E está fora do processo político. Não dá mais, não é?”, questionou Celso Athayde.
Outro entusiasta da nova sigla é Frei David dos Santos, da Educafro, que lutou pelas cotas. “Este partido é o que esperávamos: da base para a base. Ressurge a esperança! Fazer uma política limpa que já aprendeu com os erros do PT, isto é o que esperamos!”, escreveu.
Quem estiver interessado em
Empreitada desde julho
O lançamento oficial da campanha para a criação do partido aconteceu em julho, na Providência. O local foi escolhido por ser reconhecido como a primeira favela do país, ocupada por soldados que participaram da Guerra de Canudos e não receberam do Estado a
“Acho que a gente precisa de novas ideias para a política. Acho muito importante quando tem um partido como esse, que pega uma parcela tão importante da sociedade, que não tem a sua voz escutada e resolve entrar no Congresso, para falar em nome dessa população”, disse, à época, o ator Lázaro Ramos.